Prestamos serviços de assessoria de imprensa (mais abaixo) para bandas, empresas, artistas e instituições.

No caso de bandas, basicamente, os serviços prestados pela MGAssessoria se referem a:

– Elaboração de um plano de ação específico para cada banda, de acordo com sua história, momento, possibilidades e necessidades. Plano esse que deverá pautar o restante do trabalho.

– Divulgação de notícias (onde divulgar, quando divulgar, de que forma divulgar, produzindo e editando de forma profissional e que cause maior interesse).

– Criação de releases oficiais do grupo (da banda, de um integrante, de discos, de acordo com a necessidade).

– Trabalhar para a inserção nos veículos de comunicação relacionados no Brasil.

– Apoio a tudo que se refere a divulgação: dividindo inteligentemente os recursos da banda, indicando os locais realmente sérios e que valem a pena trabalhar (como o envio de cds, por exemplo), agendando entrevistas (colocando-os a disposição dos veículos), e colocando-os no círculo da mídia, informando-os sobre tudo de relevante que acontece com o grupo.

– Construção de imagem.

– Manter a banda sempre em foco, aumentando o interesse e a base de fãs.

– Otimizar toda a parte administrativa e a relação banda-imprensa, imprensa-banda, banda-público.

– Dentro do possível, criação de contatos para shows.

– Divulgação no site e no MySpace oficial da MGAssessoria (com links, release, fotos, áudio, vídeos, envio de notícias).

– Questões burocráticas e solução de problemas/polêmicas/duvidas da mídia e do público, agindo como porta voz do grupo.

Para bandas, é recomendável ler também este FAQ.

Entre em contato para negociar um plano específico para a sua área de atuação.

Assessoria de Imprensa, o que é?

Como há muito desconhecimento sobre o tema, abaixo algumas noções básicas retiradas da Wikipedia.

Objetivos gerais:

  • Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
  • Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.
  • Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.
  • Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas pró-ativas junto à estrutura midiática.
  • Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.

Uma das principais funções do assessor de imprensa é aproximar dos meios de comunicação a realidade das empresas, suas notícias e principalmente informações de interesse público. É impossível para os meios de comunicação ficarem sabendo de tudo o que ocorrem em entidades privadas e organismos governamentais sem a ajuda de um assessor de imprensa.

Press-Release

Press-Releases ou Comunicados de Imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.

Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta. O release deve conter informação jornalística com objetivo promocional para o assessorado — ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalístico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. É uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugestão de pauta, mas do ângulo de quem o emite.

Os Press-Releases sobre eventos devem antecipar todos os dados relativos, além de facilitar o acesso dos profissionais de imprensa (caso exija credenciamento prévio, por exemplo). Sobre produtos, devem conter informações específicas, factuais e objetivas. Em todos os casos, uma boa contextualização do fato anunciado ajuda a inserir melhor o conteúdo do comunicado na pauta do veículo (em jargão jornalístico, dar “gancho” a uma matéria).

O termo “press release” em inglês significa, literalmente, “soltura à imprensa”, e deriva do título comum que abria os comunicados nos Estados Unidos: “for immediate release”, ou “para divulgação imediata”.

Existe ainda o Press-Release direcionado, que é enviado com exclusividade para um único veículo quando se pretende negociar uma relação mais próxima entre a Assessoria e um órgão específico de imprensa.

Press-Kit

Um Press-Kit ou Pacote de Imprensa é um pacote de Press-Release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros ítens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado. No formato de distribuição de noticiário denominado “Regionalização da Notícia”, informações oriundas das regiões ou cidades em que será distribuido o release são insertadas neste release, como entrevistas de personalidades locais, informações sobre serviços disponíveis para os leitores da região ou cidade, oferta de respostas a dúvidas dos leitores locais e outras formas de interatividade.

Mailing List

A Mailing List (literalmente, “lista de correio”) ou Mala Direta é uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação. A mailing geralmente é composta por endereços de jornalistas especializados no tema da atividade do assessorado (Esporte, Cultura, Internacional, Tecnologia, Moda etc.), editores de veículos relevantes, agências de notícias e, em alguns casos,outras assessorias e até concorrentes do assessorado. Para não perder a utilidade e a eficiência, a mailing deve ser atualizada continuamente pelos próprios jornalistas ou por empresas especializadas, que vendem mailings.



Creative Commons License

Atualizações Twitter

maio 2017
S T Q Q S S D
« jan    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Fundação

A MGAssessoria começou em 2006 e o site está no ar desde 04.11.2008.

Estatísticas

  • 114,758 visitas

MGAssessoria Fotos

DSC00423

DSC00422

DSC00421

DSC00420

DSC00419

DSC00418

DSC00417

DSC00416

DSC00415

DSC00414

Mais fotos

RSS Dot Gospel

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

%d blogueiros gostam disto: